RECAPAGEM DE PNEUS
Recapagem de pneus é basicamente o processo de troca da banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo). Esse processo permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. A recapagem Eucatur é executada com a melhor banda pré-moldada do mundo, as quais são testadas sob um rigoroso controle de qualidade Bandag, propiciando maior vida útil e maior desempenho aos pneus de caminhões e ônibus. Seu processo segue as seguintes etapas:
Raspagem
O pneu é raspado em condições normais de rodagem. O desenho original é totalmente removido. Trabalhando com um torno, a raspadeira Bandag ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo, com isso, a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.
Preparação de Banda
A camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu raspado e inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem.
ALINHAMENTO & BALANCEAMENTO
Borracharia Os serviços de uma borracharia compreendem, basicamente, o conserto de pneus avariados.