Processo de Recapagem
 


RECAPAGEM DE PNEUS


Recapagem de pneus é basicamente o processo de troca da banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo). Esse processo permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. A recapagem Eucatur é executada com a melhor banda pré-moldada do mundo, as quais são testadas sob um rigoroso controle de qualidade Bandag, propiciando maior vida útil e maior desempenho aos pneus de caminhões e ônibus. Seu processo segue as seguintes etapas:

 

Limpeza


 

Antes da inspeção inicial , o pneu é limpo para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.



Inspeção Inicial



Para garantir o alto padrão de recapagem, as carcaças são cuidadosamente inspecionadas, garantindo que só aquelas que estão em bom estado sejam reformadas.



Raspagem

O pneu é raspado em condições normais de rodagem. O desenho original é totalmente removido. Trabalhando com um torno, a raspadeira Bandag ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo, com isso, a manutenção do veiculo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.



Escariação

 

 

Um cuidadoso tratamento nos danos apresentados pelo pneu é realizado.



Cimentação







Tratamento rigoroso para evitar a oxidação da região tratada na escariação.


Concerto







Etapa de correção de qualquer anormalidade, furos de pregos ou outros danos apresentados pelo pneu..


Enchimento




Enchimento de borracha nas partes tratadas durante o conserto.



Preparação de Banda

 

 


Corte da banda na dimensão exata do modelo de pneu em processo



Aplicação de Banda

 

A camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu raspado e inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem.



Montagem

 

 


Montagem final do pneu antes da vulcanização.



Vulcanização

 

Utilizando baixa temperatura de vulcanização, a nova banda de borracha é colada na carcaça. O pneu é encaixado em um envelope flexível e acondicionado em uma câmara de pressão para se obter uma adesão uniforme e sem deformações da banda de rodagem.



Inspenção Final

 

 


Controle e certificação de qualidade do serviço acabado.


 
 

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